Samael

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O Veneno de Deus.


O Anjo da Morte, o demônio Demiurgo, Lúcifer, a personificação da Justiça Cega, o Acusador, o Destruidor. Samael a Incógnita!


Existem diversas teorias, erros de traduções e toda a sorte em adaptações pessoais para tentar descrever ou definir Samael como sendo isso ou aquilo, perdendo assim a essência do ser, tornando-o outro, como por exemplo distorcendo suas características para torná-lo mais um arquétipo de Lúcifer.

Samael na Tradição Judaica e Kabbalah

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Lilith
Na Kabbalah era um dos sete Anjos que estavam diante do Trono de Deus (Apocalipse 8:2) e são representações dos Poderes Divinos. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano. A Polaridade negativa da energia cósmica de Samael simbolizada por um anjo caído, cuja consorte é Lilith.

Nas tradições judaicas é identificado como o Anjo da Morte, o ex-chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.


Conta-se que Samael tomou Lilith como sua esposa depois que esta repudiou Adão. Segundo o Rabi Eliezer, ele (Samael) foi o encarregado de tentar Eva. Após seduzi-la e copular com ela, gerou Caim.

Também é considerado o anjo que lutou com Jacó (Gênesis 32:24-31) e o anjo que sustentou o braço de Abraão no momento do sacrifício de Isaque, (Gênesis 22:1-13) foi o anjo guardião de Esaú e patrono do Império Romano.
Segundo a Kabbalah é definido como a "ira/veneno de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah.



O mundo de Briah ou da Criação relaciona-se as emoções e, cabalisticamente, refere-se ao plano dos desejos, produto do ego e, portanto, uma forma degenerada, passiva da Vontade.
Tal mundo é formado por Hesed, Geburah e Tiphereth cuja composição é conhecido como Triângulo Ético também como a “Casa do Filho”. O Filho é o responsável pela realização da Vontade do Pai, o executor deste, fornece as energias e as circunstâncias para sua realização. Assim, as emoções se mobilizam para a realização da Vontade, sempre que não haja a intromissão do ego animal que venha a desconfigurar o impulso originário.)
Samael corresponde a Sefirot Geburah, significando "a severidade". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeças de demônio. Geburah também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo, a justiça cega e ao oculto. Assim sendo,  Samael se converte no justiceiro cego, no olho por olho-dente por dente, aquele que se utilizando a lei não tem piedade. Por isso é considerado pelo leigo como maligno, de palavras inteligentes e racionais que nega a existência de Deus e de qualquer ser acima do EU"



Geburah גבורה

Geburah, Força, Severidade (Em hebraico, גבורה: Gimel, Beth, Vau, Resh, Hé) é a quinta sephirah da Árvore da Vida cabalística. Na Árvore, está localizada acima de Hod e abaixo de Binah, no centro do pilar da severidade, contrastando em oposição a sephirah Chesed. Sua imagem mágica é um rei indo para a guerra em uma carruagem carregada por dois cavalos. Essa sephirah representa a capacidade destrutiva da força. Mas essa não é uma sephirah má, como as 
.Toda sephirah é importante. É através da destruição que vem a mudança, e dela vem o progresso. Essa sephirah só seria má se não houvesse Chesed para equilibra-la. Quando o Adepto Iniciado transcende para a esfera de Geburah ele será reconhecido dentro de algumas ordens de magia como Adeptus Major, 6º=5º. O texto yetzirático dessa sephirah é: "O Quinto Caminho chama-se Inteligencia Radical, porque se assemelha à Unidade, unindo-se a Binah. Entendimento, que emana das profundidades primordiais de Chokmah, Sabedoria". O arcanjo governante dessa esfera sephirática é o Arcanjo Khamael; e o coro angélico são os Seraphim, serpentes de fogo. Suas virtudes são energia e coragem, e seus defeitos podem ser a destruição e a crueldade. A experiência espiritual atribuída a essa sephirah é a visão do poder.

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